domingo, 18 de julho de 2010

O mundo pós-aniversário


SHRIVER, Lionel. O mundo pós-aniversário. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

Pensei em uma palavra enquanto lia esse livro: genial! Que ideia mais criativa e original. É assim: uma mulher tem um certo momento crucial em sua vida, em que toma determinada decisão. A partir de então, temos duas histórias paralelas: em um capítulo a vida se desenrolando a partir de sua decisão e no seguinte se ela tivesse tomado o outro caminho.

É maravilhoso! A autora tem tantas tiradas boas, algumas coisas corriqueiras do nosso dia-a-dia, mas muito bem sacadas, umas reflexões pertinentes, que me fizeram pensar bastante sobre minhas próprias decisões e minha eterna indagação “e se eu tivesse feito isso ou aquilo, como seria?”.

Só fiquei com uma ressalva no último capítulo... fica claro que para a Irina ter sentido tantas emoções e tudo o mais, um dos caminhos certamente teria que ter sido o escolhido, e não o outro, não é? Apesar da mensagem de que independente da escolha, teria os pontos positivos e negativos em cada um, pra mim ficou bem evidente que o caminho com Ramsey foi onde Irina experimentou coisas que até então não tinha acontecido em sua vida. E mesmo assim ela se agarrava de vez em quando a sua outra vida né, indo ao antigo apartamento às escondidas e tudo o mais... Pensando bem, não dá pra ter ressalvas... :D

Nossa, é demais esse livro! Super recomendo pra quem gosta de ler e refletir sobre os relacionamentos, o acaso, os dilemas, as escolhas, sobre a vida. Vou procurar outros livros dessa autora, quero ler tudinho! :D


Uma curiosidade sobre mim :D

Sobre minha maneira de comprar os livros... Geralmente escolho dando uma rápida lida na sinopse, ou pelo autor (se já é meu conhecido), se alguém me indica, ou até mesmo pela capa. Uma coisa que não faço nunquinha antes de comprar, é ler alguma resenha... adoooro a surpresa! Ahh, e quando vou ler o livro, não leio a contra-capa, nem as orelhas! :D Geralmente pego o livro para ler depois de um tempinho que comprei, então nem lembro mais do que li na sinopse ao comprar... aí é que adoro: não fazer a menor ideia do que seja o livro, e me surpreender!!!

Depois que termino a leitura, aí sim, se gostei, dou uma fuçada na Net para encontrar comentários de outras pessoas sobre o livro. :D




Nenhum comentário: